"Uma vida não questionada não merece ser vivida".

Blog acadêmico de Danielle Galvão, produzido para a disciplina Fundamentos Científicos da Comunicação do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba. Prof: André Azevedo da Fonseca

quinta-feira, 1 de março de 2007

1ª AULA - 07/02 - O HEROI MITOLOGICO


A criação desse BLOG por cada um dos alunos incluse eu, achei uma maneira bem diferente de recordarmos as aulas e que pudessemos prender nossa atençao ao assunto abordado assim nos incentivando a ter um interesse maior nas aulas do prof. Andre. É uma idéia bem interessante!
************************************************************************************

O primeiro assunto abordado foi a Teoria de Gaia, que afirma, entre outras coisas, que tudo no universo desde átomos até sistemas planetários se organiza em redes , em conjunto formam outras maiores e assim sucessivamente. O conjunto total seria Deus.

Depois discutimos a Jornada do Herói Mitológico descrita por Joseph Campbell, essa jornada exerce um fascínio muito grande sobre as pessoas, o que explica o sucesso de vários filmes e também mitos religiosos, também uma espécie de roteiro usado como base para profissionais que produzem filmes em Hollywood, grandes gênio como George Lucas e Steven Spielberg . Na maioria das histórias o herói é levado de seu mundo ordinário e quotidiano para um mundo especial, novo e estranho.
Por exemplo, na saga de Harry Potter, o mundo comum do herói é a entediante casa dos tios e o seu quarto limita-se a um pequeno espaço debaixo da escada.

"CONHECER OS MITOS É APRENDER O SEGREDO DA ORIGEM DAS COISAS"

1 Comentários:

Às 3 de março de 2007 às 23:46 , Anonymous Anônimo disse...

Ola..
mUito Interessante essa parte do seu blog..
adoreii esta historia de Heroi Mitologicoo..
e naum sabia dessa ki dos filmes que usavam esse meio naum..
beim interessante!!!
bjOo

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial